Chatbot é um programa de computador que simula a conversa humana e auxilia no relacionamento com clientes e seus colaboradores. Esse tipo de programa simula uma conversação com o objetivo de responder perguntas de forma automática e direta. Dessa forma, conseguimos automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, o que nos deixa livres para resolver problemas mais complexos.

Exemplo de uma conversação via Chatbot:

Quando surgiu o primeiro Chatbot?

No ano de 1966 Joseph Weizenbaum, pesquisador do MIT, cria o software Eliza, um robô de conversação que simula uma psicóloga virtual. Eliza utiliza uma técnica de repetir (reformular) trechos das frases dos usuários para parecer que tem um extenso vocabulário. Eliza é considerada a mãe de todos os bots. Foi a primeira tentativa de criar um software que pudesse passar no Teste de Turing. Conseguia reconhecer cerca de 250 tipos de frases.

Quais tipos de Chatbot existem? 

Atualmente existem dois tipos de bot’s os utilizados por comandos e os utilizados através de inteligência artificial. O Chatbot é amplamente utilizados e possuem diferenças, por exemplo, o Chatbot por comandos são limitados e não atende respostas que não estejam dentro de modelos e são dependentes do código em relação as perguntas. Já o Chatbot de inteligência artificial, não dependente de código e responde a perguntas de forma natural e não precisa ser específico nas perguntas igual o caso dos bot’s por comandos.

Quais Chatbot são mais utilizados?

Os serviços mais utilizados são: LUIS da Microsoft, Watson da IBM, Dialogflow do Google, WIT.AI do Facebook e Lex da Amazon. Eles são amplamente utilizados no mercado por possuírem um alto grau de assertividade.