O que é uma assinatura digital?

Uma assinatura digital é um conjunto de informações criptografadas que habilitam apenas algumas pessoas específicas a terem acesso a certas informações disponibilizadas em um meio digital. Essa autenticação é dividida em dois tipos: Chave Privada e Chave Pública.

  • Chave Privada: possibilita a emissão de dados com identidade própria, impossibilitando que outra pessoa realize tarefas se passando por outra. Nesse caso, a exposição dos documentos emitidos é fornecida apenas pelo dono da assinatura.
  • Chave Pública: permite o acesso a documentos emitidos pela pessoa que possui a chave privada, porém, não é possível nenhum tipo de alteração e nas informações estará o nome do proprietário primário, para que não haja nenhum tipo de dúvida acerca do emissor original.

Porém, a assinatura digital não é feita apenas com essas chaves. Ela necessita de outra função, denominada “Hash” para permitir a emissão de um certificado digital. O “Hash” é o responsável por realizar a criptografia dos dados utilizados para denominar cada identidade, privada ou pública.

Além do mercado financeiro, a expansão do uso da assinatura digital tem ganhado relevância em outros segmentos, como o da indústria, de serviços, seguros, comércio, saúde e âmbito do governo. Os bancos, por exemplo, adotaram a certificação digital após a regulamentação dos contratos de câmbio pelo Banco Central. A partir desta experiência bem-sucedida passaram a utilizá-la em outras aplicações: contratos com fornecedores e prestadores de serviços, contratos de derivativos, operações de crédito, aprovações de linha de crédito, carta de fiança judiciária e outros documentos.

Assinatura Digital e Assinatura Eletrônica são a mesma coisa?

A assinatura eletrônica é qualquer espécie de identificação de autoria em documento eletrônico. Já a Assinatura digital é uma categoria da eletrônica, com maior nível de segurança.


Nível de segurança

 Confira abaixo o nível de segurança entre as espécies de assinatura:

  • Assinatura digitalizada: ☑
    É a reprodução da assinatura de próprio punho em imagem obtida por um equipamento tipo escâner.
  • Senha: ☑ ☑
    Código secreto previamente acordado entre as partes como forma de reconhecimento.
  • Aceite Digital: ☑ ☑ ☑
    Equivalente a um “de acordo” para as condições de um contrato, um orçamento, um pedido.
  • Manuscrita Biométrica: ☑ ☑ ☑ ☑
    É um método de identificação biométrica por características comportamentais (considerando características únicas de pressão, velocidade, ritmo, aceleração, inclinação, torção).
  • Assinatura Digital: ☑ ☑ ☑ ☑
    Utiliza uma tecnologia mais sofisticada, que envolve operações matemáticas e um sistema de chaves criptografadas: Certificado Digital do tipo e-CPF/e-CNPJ.

 = Classificação de segurança

 

Resultados

Confira a seguir um comparativo de como a assinatura digital queima etapas e agiliza processos:

 

 

Assina Certo

A Função Informática possui um produto de assinatura digital conhecido como Assina Certo.

O Assina Certo é uma solução oferecida pela Função Informática, que visa facilitar e aumentar a segurança no processo de assinaturas de documentos digitais, com a utilização de Assinatura Digital, tais como Manuscrita Biométrica, Biometria Digital, Gráfica e Token, possibilitando a redução ou eliminação do uso de papéis no dia a dia das empresas e pessoas.

Essa solução é especialista na captação de Assinatura Manuscrita Biométrica por meio de dispositivos compatíveis, associados a tecnologia de validação de Biométrica, permite que assinaturas feitas em documentos digitais possam ser validadas no ato da assinatura e também comprovadas posteriormente a qualquer tempo, comparativamente com o processo feito com cartões de assinaturas, porém de forma digital.

Como funciona: