O que é Cloud Computing?

Cloud Computing, em português: computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e muito mais pela Internet (“cloud”). As empresas que oferecem esses serviços de computação são denominadas provedoras de nuvem e costumam cobrar pelos serviços de computação disponibilizados aos seus clientes.

Os primeiros serviços de computação em nuvem têm somente uma década, mas diversas organizações estão adotando essa tecnologia por diversos motivos.

Com ela é possível criar novos aplicativos e serviços; armazenar, fazer backup e recuperar dados; hospedar sites da Web e blogs; transmitir áudio e vídeo; fornecer software sob demanda; analisar dados para padrões e fazer previsões e muito mais.

Os serviços de cloud computing funcionam de forma um pouco diferente, dependendo do provedor.

Mas muitos fornecem um painel amigável baseado em navegador, o que facilita aos profissionais de TI e desenvolvedores solicitarem recursos e gerenciar suas contas.

Alguns recursos de computação em nuvem também são criados para funcionar com APIs REST e uma CLI (interface de linha de comando), fornecendo diversas opções aos desenvolvedores.

A maioria dos serviços de computação em nuvem se divide em três amplas categorias: IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço) e SaaS (software como serviço).

IaaS – Infrastructure as a Service / Infraestrutura como Serviço

Neste modelo de serviço o seu provedor de cloud irá disponibilizar serviços voltados para infraestrutura como backup, redes, VMs, servidores, etc. Este serviço é flexível em armazenamento, velocidade e configuração de servidores e serviços.

PaaS – Platform as a Service / Plataforma como serviço

O PaaS foi criado para facilitar aos desenvolvedores criarem aplicativos móveis ou Web rapidamente, sem se preocupar com a configuração ou o gerenciamento de infraestrutura subjacente de servidores, armazenamento, rede e bancos de dados necessários para desenvolvimento.

SaaS – Software as a Service / Software como Serviço

Caracteriza-se pela oferta de um produto completo hospedado e gerenciado pelo fornecedor. Normalmente neste modelo de serviço o usuário adquiri algum tipo de licença temporária. Entenda o software aqui como um produto pronto para o usuário final. O Office 365 é um exemplo de SaaS, assim como provedores de email, ERP entre outros.

Cloud Computing e a Função Informática

Atualmente, temos dois sistemas desenvolvidos pela Função em regime PaaS: Assina Certo e Cadê Guincho. Ambos utilizam o armazenamento de blobs, que é voltado para armazenar grandes quantidades de dados não estruturados, como texto ou dados binários. Também usam Banco de Dados SQL do Azure e Web Apps que são Aplicativos Web do Azure que permitem criar e hospedar aplicativos Web.