Active Directory (AD) é um serviço disponível do Windows Server, utilizado na grande maioria das empresas, ele armazena informações, possui um conjunto de arquivos localizados no servidor de domínio e nele são registrados os nomes de usuários e senhas

O que faz?
O Active Directory mantém dados de computadores, grupos, servidores, recursos de rede, contas de usuários, impressoras, dentre outros. Ele é o responsável pela autenticação e está integrado aos sistemas que dão suporte a ele.

Características do Active Directory?
São destacadas 4 (quatro) principais:
O banco de dados centralizado com capacidade de gerenciar diversos objetos e recursos.
A escalabilidade que permite o Active Directory aumentar de acordo com o ambiente, assim em apenas 1 (um) servidor poderá encaixar mais de 30.000 (trinta mil) objetos.
A segurança Integrada, pois permite o administrador aplicar diversas configurações aos usuários e computadores.
O logon único, que permite ao usuário acessar todos os recursos de rede aos quais ele possui acesso, sem a necessidade de autenticar diversas vezes.

Função Informática e o Active Directory?

As aplicações da Função Informática estão preparadas para efetuar a integração de autenticação junto ao Active Directory, desta forma os usuários conseguem efetuar login nos sistemas da Função Informática com a mesma senha utilizada no “AD”.