Conhecendo um pouco mais sobre o SCR – Sistemas de Informação de Crédito

O SCR – Sistema de Informação de Crédito do Banco Central (SCR) serve para apresentar inadimplência, adimplência e saldo devedor de clientes pessoas físicas e jurídicas, ele é um banco de dados alimentado mensalmente pelas instituições financeiras, onde tem por objetivo reforçar os mecanismos de supervisão bancária, assim esse instrumento de registro e consulta facilita na tomada de decisão de crédito.

Dessa forma, as instituições financeiras possuem a obrigação de encaminhar ao BACEN os valores de operações de crédito, em dia ou com atraso.

Como ele funciona?

Os bancos devem enviar ao Banco Central do Brasil informações sobre operações dos clientes com responsabilidade total ou superior a R$200,00 (duzentos reais), os mesmos possuem prazo até o 9° dia útil de cada mês, após a data o BC processa as informações até o final de cada mês e com as informações no volume passa a apresentar ao cliente o histórico pessoal no SCR.

Como o SCR integra com o BACEN?

O SISBACEN é um sistema integrado ao Banco Central ele é o responsável por centralizar todas as informações financeiras, o SCR é uma ferramenta do SISBACEN que regula toda atividade financeira, assim essa ferramenta é ligada ao Banco Central como forma de evitar fraudes, prevenir crises, garantir que o sistema financeiro não entre em colapso, possibilitar registros e consultas de operações de créditos além de colaborar com o mercado na melhor análise de crédito.

Você sabia que é possível acessar as suas informações no SCR? O Banco Central do Brasil possui uma ferramenta que possibilita verificar as suas informações de cadastro e operações de crédito, que são reportados pelas instituições financeiras através do CADOC 3040. Para saber mais, baixe o “Manual do Cidadão” e siga os passos orientados no documento.

 

Todas essas informações podem ser verificadas através do site do Banco Central do Brasil, na página do “SCR.

 

Como a Função Informática envia as informações?

A Função Informática possui um Módulo Contábil para cada produto, conforme a ilustração, onde remete informações para o BACEN, que centraliza os dados e os gera de forma consolidada para empresas através dos arquivos XML CADOC 3040 e CADOC 3050.

Registramos nos arquivos CADOC 3040 informações de empréstimo ou financiamento, valores do cliente e cessão de crédito, assim o Banco Central do Brasil passa a ter o volume de operações para realizar o processamento. Em seguida, enviamos o CADOC 3050 nele são registradas as taxas e saldo total das operações, o CADOC 3050 trás uma visão consolidada.

Lembrando que o saldo contábil deverá ser igual ao saldo devedor das operações.