A expressão “Capital de Giro” é uma tradução do inglês Working Capital e designa um tipo de verba ou investimento com rápida capacidade de renovação, além de representar “liquidez de operação” para a empresa ou Instituição a qual serve. É a reserva de recursos para suprir as necessidades financeiras da empresa e financiar a continuidade das suas operações ao longo do tempo.

Normalmente, o capital de giro é um investimento recebido pela empresa logo no início de suas atividades de produção e venda e tem extrema importância na tomada de decisões do negócio, pois é a estratégia presente desde a hora em que a matéria-prima é adquirida, passando pela transformação da mesma, até sua venda enquanto produto final.   Sua função é compor uma espécie de reserva que será utilizada tão logo seja necessário, é um montante de dinheiro que possibilitará a empresa financiar seus clientes nas vendas a prazo, manter estoque de matéria-prima ou de mercadorias e pagar diversas despesas ligadas direta ou indiretamente ao negócio (impostos, energia, salários e outros gastos).

A necessidade de capital de giro representa a diferença entre o montante dos bens e direitos contra o montante das obrigações e podemos representa-la na seguinte equação:

Além dos números, deve-se considerar nesta equação fatores econômicos e sazonais, pois a decisão de formar, manter ou ampliar estoque está diretamente relacionado as necessidades do mercado consumidor, portanto, o estoque está sempre sofrendo mudanças de investimentos, seja em tipos de ítens ou em quantidades. Quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

O mesmo ocorre nas vendas, quanto mais prazo a empresa oferece ao cliente ou quanto maior for a parcela de vendas a prazo no seu faturamento, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

É nos Bancos e no Caixa que fica uma parte dos recursos financeiros disponíveis da empresa e que ela pode utilizar a qualquer tempo para honrar os seus compromissos diversos.

Sempre que uma decisão for tomada, é necessário que seja feita uma análise sobre a disposição dos recursos financeiros da empresa, pois ao se tomar uma decisão de compra em excesso ou de dar mais tempo para os clientes nas vendas a prazo, a empresa deverá ter uma quantidade maior de dinheiro (recursos financeiros). Se esse recurso não existe, a entidade vai precisar utilizar recursos emprestados de bancos, de fornecedores ou de outras fontes, o que gerará uma necessidade de pagamentos de juros, diminuindo a margem de lucro do negócio.

Portanto, o correto dimensionamento da necessidade de Capital de Giro é um dos maiores desafios do Administrador de Empresas para sustentar a condução normal dos seus negócios, significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.

Neste cenário competitivo é fundamental que as Instituições Financeiras tenham em seu portfólio sistemas que viabilizem as diversas modalidades de empréstimos conforme a necessidade das empresas.

 

CAPITAL DE GIRO, INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E A FUNÇÃO INFORMÁTICA.

A Função Informática possui um módulo chamado Corporate Moeda Local onde é possível realizar simulação e contratação de operações de Capital de Giro, Hot Money, Rotativo e Operações Estruturadas. Nossa solução possui uma calculadora totalmente parametrizável e comporta fluxos de pagamentos digitados ou importados via arquivo com encargos iniciais, finais, parcelas balão, PMTs, amortização irregular, incorporação de encargos, encargos sobre amortização ou saldo devedor, com taxas pré e indexadores pós fixados nas bases de calculo 252, 360, 365 e 366. Nossa esteira de contratação possui funcionalidades diversas como cadastro de garantias e bens dados em garantia, registro de gravames para frotas, captura de documentos e armazenamento de dados na proposta, formalização digital (assinatura eletrônica), checklist de documentos para análise de crédito e desembolso, além de um amplo barrameto de serviços para integração com os principais legados do mercado financeiro.

Totalmente em conformidade com as diversas regulamentações que regem o mercado de crédito no âmbito de Banco Central e Receita Federal, nossa aplicação dá suporte à gestão da carteira, contabilização, novos negócios (Cessão de Crédito, Lastro papéis LCA e LCI) e informações legais.

 

Para maiores informações envie e-mail para comercial@funcaoinformatica.com.br