Desenvolver e manter um bom nível de qualidade de um código fonte é tarefa árdua, mas é imprescindível para realizar um projeto com sucesso no atual mercado, alcançar esta boa qualidade, algumas convenções de codificação, regras de segurança cibernética, documentação do código fonte, entre outras práticas são precisas.
No ambiente de desenvolvimento, para acompanhar e melhorar a qualidade do código fonte desenvolvido é utilizado ferramentas capazes de efetuar esta análise de código estático, essas ferramentas revisam códigos e demonstram possíveis erros encontrados e melhorias, assim a equipe de desenvolvimento terá a visibilidade para atuar mais rapidamente a fim de mitigar a situação. 

Vantagens de utilizar as ferramentas são:

  • Análise de qualidade do código;
  • Detecção de código duplicado;
  • Detecção de vulnerabilidades;
  • Detecção de bugs.

 A Função Informática e o uso de Ferramentas para avaliar a qualidade do código

A Função Informática faz uso de algumas ferramentas de análise de código, dentre elas o SonarQube, com intuito de avaliar a qualidade de códigos fontes, verificar regras das linguagens de programação utilizadas (Ex.: C#, Javascript e etc..), alto nível de complexidade, código duplicado, dentre outros através da análise realizada.
A Função Informática também utiliza a ferramenta SonarLint, que faz a análise do código fonte em tempo de desenvolvimento, na própria IDE. Essa ferramenta é instalada na IDE e trabalha de forma independente ao SonarQube. A principal vantagem deste plugin é fornecer aos desenvolvedores informações imediatas sobre possíveis bugs, agilizar o processo e evitar falhas.
Essas ferramentas possuem funcionalidades que auxiliam na identificação de bugs, vulnerabilidades e diminuem a redundância de códigos. Assim, melhorando a qualidade de código fonte desenvolvido.