Você sabe o que é Nova Plataforma de Empréstimo Consignado API?

A Nova Plataforma de Empréstimo Consignado API é o projeto que tem como objetivo realizar a troca de informações online junto a DataPrev, a fim de contemplar os serviços de autorização para consulta de dados do benefício, consulta de dados do benefício (consulta de margem), averbação e exclusão da margem, especificamente para empréstimos da modalidade de Crédito Consignado do INSS.

Na 1º fase deste projeto, serão implementados pela DataPrev, ao seguintes serviços:

– Autorização para Consulta de Dados do Benefício;

– Lista Benefícios;

– Consulta de Dados do Benefício;

– Consulta de pendência de Ouvidoria; e

– Confirmação Averbação das Consignações.

Esses serviços possibilitarão que as instituição financeiras possuam as devidas informações do beneficiário, para agilizar e tornar de forma mais assertiva a contratação do empréstimo consignado.

Dessa forma, a Função Informática dispõe neste momento de uma solução completa para atender a 1º fase deste projeto, através do novo módulo MOTOR DE AVERBAÇÃO INSS, que possibilitará o processo de integração online junto a DataPrev, para efetuar neste momento, apenas os processos de autorização para consulta dos dados do benefício, lista de benefícios e consulta de dados do benefício (consulta de margem), a fim de atender a data de produção de 30/04/2019, estipulada pelo INSS.

Fluxo macro operacional:


Figura 1– Fluxo Macro “Empréstimo Consignado Online – INSS – 1º Fase MVP” (imagem ilustrativa).

Observações:

* Vale ressaltar que, os serviços de “Consulta de pendência de Ouvidoria” e “Confirmação Averbação das Consignações” também citados pela DataPrev nesta 1º fase, não estão sobre os domínios do sistema da Função Informática, dessa forma, não estão sendo abordados em nossa solução.

* Para os demais serviços que serão implementados pela DataPrev na 2º deste projeto, os mesmos serão avaliados futuramente para serem integrados em nossa solução.