Aplicativos móveis multiplataforma, são aplicativos que podem ser utilizados em diversas plataformas. Sua construção é feita quase que de forma única, visto que boa parte do código fonte é desenvolvido uma única vez e com uma única linguagem e posteriormente este código pode ser compartilhado com diversas plataformas, para gerarem aplicativos em plataformas distintas, tais como: Android e iOS.

Plataformas de Desenvolvimento que Suportam Multiplataforma

Algumas plataformas que suportam o desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma, são:

  • O Xamarin, permite a criação que utilizam controles de interface nativos, desta forma terá a identidade dos componentes de acordo com a plataforma que está sendo distribuída. O desenvolvimento é efetuado através da linguagem C#, facilitando para equipes que já trabalham com esta linguagem, porém ao final é gerado em código nativo para as plataformas;
  • O PhoneGap, de código aberto, é uma forma de criar um aplicativo utilizando desenvolvimento web (html, css e javascript), simulando um navegador web embarcado no aplicativo para renderizar as interfaces. Utiliza-se de API’s para comunicação com interfaces nativas do dispositivo como câmera, bluetooth e etc.;
  • O React Native, utiliza-se de javascript para criação das interfaces. É atualmente a plataforma utilizada por empresas como Facebook, Instagram, dentre outras.


Benefícios das Tecnologias Utilizadas nos Aplicativos Móveis Multiplataforma

A utilização de tecnologias como Xamarin, PhoneGap e React Native possuem alguns benefícios, como:

  • Aumento de produtividade, devido o reaproveitamento do código em diversas plataformas;
  • Agilidade, pois um aplicativo é desenvolvido para plataformas diferentes;
  • Redução de custos, pois parte do código desenvolvido é compartilhado para uso em diversas plataformas e a equipe de desenvolvimento precisa utilizar apenas uma pilha de conhecimento, por exemplo em Xamarin utiliza-se C#, não sendo necessário utilizar as linguagens nativas para cada plataforma.


Função Informática e os Aplicativos Móveis Multiplataforma

A Função Informática possui aplicativos móveis desenvolvidos com a linguagem de programação C#, através da plataforma Xamarin. Os aplicativos que a Função Informática desenvolve estão disponíveis na Play Store e atendem desde usuários finais, funcionários de uma empresa que desejam solicitar um crédito consignado e até vendedores de concessionárias de veículos. Cada aplicativo está direcionado para o perfil de usuário que irá utilizá-lo, assim como as funcionalidades existentes para cada perfil são diferenciadas.

Dentre as diversas funcionalidades existentes, pode-se destacar a inclusão e simulação de propostas, assinatura digital, geração de boletos, consulta de status de proposta entre outras.