O Web View é um componente aprimorado da tecnologia do Google Chrome, que permite que aplicativos exibam conteúdos da Web. Esse componente vem pré-instalado no dispositivo e suporta as linguagens de programação HTML5, CSS3, JavaScript, dentre outras.

Dessa forma, é bastante utilizado pela capacidade de exibir conteúdos web, através de URLs pré definidas no aplicativo. Além disso, os aplicativos podem possuir tanto telas com o componente web view, quanto telas nativas.

Vantagens

  • Exibida como página web, sem janela do navegador;
  • Manutenções não necessitam da geração de novas versões de aplicativos, pois há facilidade em corrigir alguns conteúdos apresentados em tela como alterações de textos, regras de negócio, dentre outros;
  • Design mais próximo entre os diferentes sistemas operacionais Android e IOS, por não utilizar recursos nativo e sim do navegador web;
  • Garantia de o usuário final sempre estar usando a versão mais atual da solução;
  • Possibilidade de mesclar “o melhor” dos dois mundos (Web e nativo), uma vez que o webview possui comunicação com o app que está inserido.

Desvantagens

  • Limitações no uso de recursos nativos do celular, tais como: câmeras, notificações (push) *;
  • Dependência do acesso à internet;
  • Aplicativos não podem ser 100% web view na plataforma Apple, devido a política da empresa.

Função Informática e o Web View em Aplicativos Móveis

A Função Informática possui o web view em aplicativos móveis, desenvolvidos com a linguagem de programação C#, através da plataforma Xamarin. Os aplicativos que a Função Informática desenvolve estão disponíveis na Play Store, sendo que cada aplicativo está direcionado para o perfil de usuário que irá utilizá-lo. Além disso, com o uso do componente web view em aplicativos móveis, a experiência do usuário é a mesma em relação ao desktop, pois o design de ambos são próximos e torna o layout amigável para os usuários, além da facilidade nas manutenções.

Dentre as diversas funcionalidades existentes, pode-se destacar a inclusão e simulação de propostas, assinatura digital, geração de boletos, consulta de status de proposta entre outras.